GENGIVAS SAUDÁVEIS
- doutoralena
- 7 de jul. de 2021
- 1 min de leitura
PERIODONTIA
Os procedimentos de profilaxia de doenças bucais envolvem sempre a raspagem, alisamento e polimento dos dentes e raízes. Esse procedimento é usado para remover os cálculos dentais (tártaro) que se acumula quando há a calcificação do biofilme (placa bacteriana) que fica aderida aos elementos dentais. Esse biofilme, antes de se calcificar, pode ser removido com a escovação dental. É necessário aprender o meio correto de higienizar a própria boca, para que tenhamos menos problemas bucais, como cáries e problemas gengivais.
As gengivas são tecidos muito sensíveis, e mostram bem o que ocorre com o metabolismo do corpo inteiro. Doenças como a diabetes tem reflexo direto nos tecidos gengivais. Quando há inflamação da gengiva, o osso também mostra reação, e pode ser perdido, de forma que os dentes ficam com mobilidade e podem ser perdidos.
Quando há o acúmulo de placa, tártaro, e há também trauma oclusal, a perda tecidual de osso é acentuada. Nestes casos, pode ser necessário fazer uma ajuste oclusal, ou seja, equilibrar os contatos entre os dentes, para que não haja trauma.
Em outros casos, pode ser necessário o uso de aparelhos para reposicionamento dental, pois dentes desalinhados também podem favorecer o acúmulo de placa.

コメント