top of page
Buscar

Manutenção de saúde em Odontologia - Arsenal de limpeza bucal

  • doutoralena
  • 12 de out. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 8 de nov. de 2020

A saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e social.

Você deve ter alguma percepção de como está sua saúde bucal, por sinais que sua boca mostra. Quando está tudo bem, nada incomoda ou dói, nem dentes, nem lábios, língua ou bochecha, muito menos a cabeça e o pescoço, e conseguimos nos comunicar e comer sem dificuldades. A higiene bucal também deve ser tranquila, sem dor, dificuldades ou sangramentos.


Sabia que a boca é a cavidade corporal que possui mais bactérias?

Como deve ser a higienização bucal?


Frequência: ao menos 3 vezes ao dia


Arsenal de limpeza bucal:


Escova dental: deve ter a cabeça pequena para que possa limpar com eficiência os últimos dentes da arcada (se for muito grande, você não consegue colocá-la até o fundo entre os dentes e a bochecha); deve ser macia o suficiente para que você consiga escovar a gengiva sem desconforto (algumas pessoas preferem escovas mais rígidas, se você conseguir escovar sua gengiva com ela sem se machucar, está tudo bem!). Existem escovas super macias que são usadas em situações específicas, sobretudo após cirurgias. Há também escovas unitufo, ortodônticas e interdentais, usadas em casos específicos, como durante o tratamento ortodôntico, ou quando você possui dentes mal posicionados ou usa próteses fixas.


Pasta dental: Use a pasta de sua preferência, em quantidade pequena (metade de uma ervilha normalmente é o suficiente para escovar a boca toda!). Há pastas específicas para quem tem sensibilidade nos dentes (p. ex.: sensodyne, colgate pró-alívio), se este for seu caso, saiba que o uso contínuo das pastas, combinado com uma escovação eficiente (o atrito da escova também funciona!), realmente provoca alívio. Pastas que anunciam clareamento dental às vezes provocam mais sensibilidade. Se você já tem sensibilidade dental ao frio, cuidado com o uso contínuo das pastas clareadoras. Crianças que não engolem mais pasta podem usar pastas dentais para adultos. As crianças pequenas que ainda engolem pasta devem usar as apropriadas para elas (procure por pastas dentais sem flúor).


Fio ou fita dental: Use o fio/fita dental pelo menos uma vez ao dia, antes de dormir, antes ou depois da escovação. Você deve deslizar o fio entre os dentes, esfregando as superfícies dos dois dentes. Em casos de dentes unidos (prótese fixa ou contenção ortodôntica/periodontal), é necessário usar um passa-fio para conduzir o fio dental no espaço interdental. Se você não consegue usar o fio por qualquer motivo, se ele desfia, ou se sente dor em dentes/gengivas quando usa, procure seu dentista para descobrir o que está acontecendo, isso não é normal.


Enxaguante bucal: Os encontrados facilmente em farmácias possuem antissépticos para finalizar a desinfecção da boca. Não substitui de forma alguma a escovação e o fio/fita dental! Se você fizer sempre uma boa higiene bucal com escova-pasta-fio dental, o enxaguante pode ser dispensado. Há soluções com e sem flúor, que serão usadas de acordo com a necessidade específica de cada um. Enxaguatórios sem álcool irritam menos as mucosas. Se você tem propensão `a cáries/ descalcificações ou usa aparelho ortodôntico, os que têm flúor serão úteis na prevenção de cáries. Enxaguatórios com clorexidina funcionam muito bem em casos específicos, por exemplo após cirurgias ou tratamento breve em casos de gengivite/periodontite, porém podem ter problemas colaterais em caso de uso contínuo, então devem ser indicados pelo seu dentista.


Em casos específicos podemos indicar outros produtos para ajudar na manutenção das mucosas orais. Beber água com frequência (1,5L durante todo o dia) sempre ajuda a manter sua saúde em dia. Há medicamentos de uso contínuo que provocam diminuição na salivação e podem comprometer a fisiologia bucal.


Consultas para avaliação clínica odontológica devem ocorrer com a periodicidade indicada pelo seu dentista, quando não há intercorrências no meio desse período. Há pessoas que necessitam do procedimento de limpeza profissional para remoção de cálculos salivares e manchas a cada 3 ou 6 meses, enquanto outras podem ficar um ano sem acumular detritos em quantidade que possam prejudicar sua saúde. Sempre que sentir algum desconforto na boca, procure seu dentista.




Kommentarer


Inscreva-se no site

  • Instagram
  • Facebook

©2021 by doutora lena katekawa. Proudly created with Wix.com

bottom of page