Dentes mais bonitos e saudáveis - profilaxia, biofilme, cálculo dental, cárie
- doutoralena
- 9 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
limpeza
remoção de tártaro
remoção de manchas superficiais
polimento dental
polimento de restaurações
Após um exame clínico cuidadoso, aliado à exames complementares como exames de imagem, vamos conversar sobre o que você sente a respeito de sua boca. Após esclarecer sobre qualquer desconforto, dor, incômodo, problemas funcionais e estéticos, poderemos começar a elaborar um plano de tratamento, para resolver os seus problemas relacionados à saúde bucal da melhor forma possível, dentro de suas expectativas.
Com exceção de problemas urgentes, a primeira etapa de um tratamento dentário sempre vai incluir a chamada profilaxia. Este procedimento consiste em remover tártaro, biofilme, manchas, utilizando o meio mais adequado a cada caso em especial. Podem ser usados instrumentos manuais (curetas), ultrassom, escovas de polimento, borrachas, jato de bicarbonato.
Após a minuciosa limpeza de seus dentes, sua boca poderá ser submetida a uma análise melhor. Desta forma, poderemos detectar problemas com mais precisão, como por exemplo, a necessidade de troca de alguma restauração. Além disso, após uma boa profilaxia, seus dentes estarão livres de manchas superficiais que escurecem seu sorriso.
Placa Bacteriana ou Biofilme, Cálculo Dental e Cárie
A placa bacteriana, ou biofilme é um conjunto de bactérias que se desenvolvem aderidos na superfície dos seus dentes.
Quando essa placa não é removida por meio da escovação e fio dental, ela pode, dependendo das suas condições bucais, se transformar em tártaro, que possui uma superfície áspera e retentiva incentivando a formação de mais placa. O tártaro provoca irritação gengival e também do osso que está abaixo da gengiva, o que pode resultar em perda óssea, e perda dental. Em posts futuros descreverei possibilidades de tratamento para essa condição.
Outra possibilidade que pode ocorrer com o acúmulo de placa é o desenvolvimento da cárie.. A cárie é uma doença infecto contagiosa produzida por bactérias que descalcificam o dente. Quando a descalcificação chega à dentina (camada abaixo do esmalte), pode haver cavitação do mesmo.
Quando isso ocorre, é necessário reconstruir o dente. O material a ser utilizado depende da quantidade de destruição que já aconteceu. Por isso é sempre bom estar vigiando o tempo todo, quanto menor a destruição, mais fácil é a reconstrução.
Em casos onde a cárie já atingiu partes mais internas do dente, onde se encontra a polpa dental, é preciso fazer o tratamento endodôntico (tratamento de canal). Pode haver casos de maior destruição onde o dente é condenado a extração, quando não há mais jeito de recuperá-lo.
Para prevenir a formação do tártaro ou de cárie, a limpeza diária adequada é necessária.
Para saber mais, leia o post Manutenção de saúde em Odontologia - arsenal de limpeza bucal.

コメント