VOCÊ TEM DORES DE CABEÇA?
- doutoralena
- 2 de jul. de 2021
- 1 min de leitura
Algumas dores de cabeça podem ser sinais de disfunção tempero-mandibular - DTM.
Se você tem dores de cabeça frequentes, pode ser que tenha disfunção temporo-mandibular.
As articulações temporo-mandibulares (ATM) estão localizadas nos dois lados da mandíbula, onde esse osso se relaciona com a cabeça. Por serem duas articulações ligadas num único osso, elas têm uma particularidade: qualquer movimento do osso reflete diretamente nas duas articulações. Se você mastiga de um lado só, desequilibra o funcionamento das duas articulações. Se você aperta demais os dentes, ou range, também pode estar forçando seus músculos e suas articulações. Alguns hábitos como: fumar, tocar instrumentos de sopro, morder objetos, podem ser prejudiciais também.
O exame clínico da boca, e dos músculos de abertura e fechamento bucais, ajudará a verificar se você tem esse problema. Podem ser necessários exames complementares.
Há alguns tratamentos possíveis.
O padrão ouro em odontologia é a terapia com placas de mordida. Utilizamos a placa de acrílico rígida superior ou inferior, para desprogramar a mordida, promover o relaxamento muscular, e conseguirmos verificar qual a posição certa da mandíbula, com as articulações bem posicionadas.
Após determinar essa posição, pode ser necessário um ajuste oclusal (por desgaste ou acréscimo), fazer uso de aparelhos e/ou cirurgias para reposicionar os dentes, ou até mesmo tratamentos reabilitadores com próteses e/ou restaurações de resina/porcelana para deixar a mordida estável e equilibrada..
Dependendo do caso, aparelhos ortopédicos também podem fazer a função da placa de mordida, com a vantagem adicional de possibilitar movimentação dentária ao mesmo tempo.
Terapias complementares ajudam no tratamento, como a aplicação de laser, acupuntura, fisioterapia, meditação.

Comments